Como ingressar no mundo do Design

b2ap3_thumbnail_tutorial-master-design-grafico2.png

A profissão de Designer é reconhecida, porém não foi regulamentada no Brasil. Atualmente um projeto de lei: Projeto de Lei em tramitação no Senado se encontra para pauta na Comissão de assuntos sociais, desde 05/11/2014, e propõe regulamentar o exercício profissional de Designer. Qualquer cidadão pode exercer a atividade, mas na maioria são pessoas formadas em cursos de graduação reconhecidos pelos MEC. O curso de Design é divido em várias habilitações específicas, nas quais Design Gráfico, Design de Moda, Design de Interiores são exemplos.

 

b2ap3_thumbnail_tutorial-master-design-grafico.pngSegundo sociólogos especializados em trabalho, estamos em uma transição de era. Na era industrial, o homem utiliza a força física como meio de trabalho, trabalha com um número mínimo de horas a serem trabalhadas e é, na maioria das vezes, conciliar outras atividades com o trabalho é impossível. Já na era que estamos por entrar, a era pós-industrial (definição provisória), o homem usa a criatividade como meio de trabalho, faz seus próprios horários e tem a possibilidade de conciliar, com o trabalho, a família, o lazer e o estudo. Um exemplo dessa nova tendência são os "Nômades Digitais", pessoas que usam a internet como meio de trabalho e não possuem residência fixa, usando o dinheiro do trabalho apenas para conhecer o mundo. Parece simples mas, sem um grande planejamento e bastante conhecimento sobre informática é impossível conseguir seguir essa nova profissão. Um casal de brasileiros que são nômades digitais criou um site onde postam vídeos sobre suas viagens e dão dicas para quem quer seguir o caminho deles. Segue aqui o site deles: nomadesdigitais.com

 

Na área de design criatividade é essencial caso você queira se destacar, e por ser uma profissão que exige um senso criativo ela se torna uma profissão que cada vez terá mais abertura no mercado de trabalho do futuro. Tim Brown, um dos maiores especialistas em desenvolvimento da criatividade, fala que: "O adulto perde toda sua capacidade lúdica quando cresce, geralmente por vergonha de ser diferente e comparado às crianças, quando na verdade isso pode ser a melhor coisa que acontecerá com você." Seja você adulto, ou jovem, nunca deixe sua criatividade parada, produza para perder inibições e exercitar sua criatividade.

 

Trabalhar com design é gratificante, você tem a possibilidade de trabalhar em casa, fazer seus horários e consequentemente conciliar outras atividades com o trabalho, mas pra trabalhar dessa forma responsabilidade e compromisso são essenciais.

 

Você pode ingressar no mercado do design das seguintes maneiras: Cursos superiores, cursos técnicos presenciais, cursos técnicos on-lines e, como é o caso do Projeto Tutorial Master, cursos específicos on-lines gratuitos que te trazem aptidão para trabalhar com os programas mais usados por designers.

Ficou interessado em trabalhar com design? Comece a estudar nossos cursos, pratique bastante e use a criatividade em cada trabalho.

Seja bem vindo ao vasto mundo do design.


Gostou? Então deixe abaixo seu comentário.

{fcomment} Curso de Design Gráfico

Dúvidas? Participe do Forum e tire todas suas dúvidas.

Clique aqui para fazer uma pergunta no forum>>>

75-abner-nascimento-blogueiro-tutorial-master por Abner Nascimento, Mineiro, amante de tecnologia, música, jogos eletrônicos e leitura. Profissionalmente exerce as funções de Videomaker e músico, nas horas vagas brinca de fotógrafo. Blogueiro colaborador do projeto Tutorial Master.

 

Curta o Tutorial Master no Facebook

 

 

Posts Relacionados