1. saulo zago
  2. Perguntas Tutorial Master
  3. Quinta, Outubro 01 2020, 04:21 PM
  4.  Assinar via e-mail

Olá bruno, estou com uma dúvida relacionada a enviar imagens prontas p/ graficas online. Eu tenho feito alguns cartões de visita e enviado p/ imprimir em uma grafica online que recebe o arquivo p/ imprimir em PDF X1A 2003 (Cmyk, Perfil de cores FOGRA39 e 300 DPI de Resolução). Até então, sao minhas artes que criei do zero no Illustrator, tudo tem sido impresso perfeitamente sem diferença nas cores.

Gostaria de saber se o cliente me trouxer uma arte pronta em formato .JPG e eu converter essa arte p/PDF X1A 2003(Cmyk, Perfil de cores FOGRA39 e 300 DPI de Resolução) que é o padrão exigido pela gráfica e tratar a imagem p/ que se mantenha respeitando as margens de segurança de corte da guilhotina.

A impressão dessa arte "já tradada", feita nessa grafica online sairia no papel exatamente igual ou bem parecida com a visualização q tenho dessa arte já "tratada" no monitor do computador??

Isso seria p/ trabalhos q ando fazendo no meu dia-a-dia , muitos clientes chegam em mim querendo imprimir artes prontas do canva, gostaria de saber se nesse metodo elas serão impressas de forma "aceitavel" pra um trabalho simples a ser entregue pro cliente.

Bruno Alecrim Resposta Aceita
PREMIUM

Oi Saulo, para começar, considere que impressao 300DPI é um padrão de qualidade indicado apenas para imagens bitmap. Ja os textos (principalmente as letras miúdas) precisam de mais resolução para terem qualidade máxima. Então quando vc imprime uma arte em JPG, seus textos podem não ter a qualidade maxima, a diferença é sutil mas não é o ideal. Se for imprimir uma arte JPG sugiro 450DPI.

Agora, quando vc imprime um PDF, gerado a partir do Illustrator ou outro software profissional, tudo o que é vetor inclusive as fontes é mantido como vetor e portanto será impresso na resolução máxima da impressora q é uma resolução bem maior que os 300DPI padrão. por isso é recomendado dar saida em PDF e imprimir nesse formato. Porem como disse lá em cima, a diferença é sutil, porém perceptível.

Dizer isso ao cliente é sempre uma forma de respaldo e evitar reclamações. Entao eu diria... olha, não vai ficar perfeito, mas ficará bom e adequado para uso.

Agora se sua dúvida é sobre cores, ai o buraco é mais em baixo, pq mesmo gerando um PDF, mesmo assim podem variar bastante. Para evitar isso, fazer uma prova de impressão e calibrar seu monitor ira ajudar.

Eu tenho um curso de cor COLOR MASTER interessante para quem deseja aprender a trabalhar melhor com as cores a nível criativo e técnico tb. Segue link:

Curso de Teoria da Cor - COLOR MASTER

http://www.tutorialmaster.com.br/curso-de-cor-color-master.html

Espero ter contribuído de alguma forma.

Abs

Bruno

1. mais de um mês atrás
  3. # 1
saulo zago Resposta Aceita
esclareceu todas minhas dúvidas Bruno, muito obrigado, recentemente assisti a aula do curso que aborda esse assunto (sobre as impressoras imprimirem os vetores em qualidade superior ao 300 dpi) e junto com essa explicação agora ficou mais claro ainda. muito obrigado! irei ver tbm sobre o curso COLOR MASTER
  1. mais de um mês atrás
  3. # 2
  • Página :
  • 1

Não há respostas feitas para essa postagem ainda.
Seja um dos primeiros a responder a esta postagem!
Convidado
Sua Resposta
Fazer upload de arquivos ou imagens para essa discussão, clicando no botão de upload abaixo. Suportes gif,jpg,png,zip,rar
• Remover Carregar Arquivos (Tamanho Máximo do Arquivo: 2 MB)
Você pode inserir enquetes na sua postagem. A enquete irá então aparecer na postagem.
Opções de Voto
Captcha
Para protejer o site de bots e scripts não autorizados, nós solicitamos que você digite os códigos de captcha abaixo antes de publicar a sua pergunta.